O pastel é uma iguaria que possui origens antigas e é apreciado em diversas culturas ao redor do mundo. A palavra “pastel” tem raízes no latim “pastellum”, que significa massa ou massa de pão. A história do pastel é rica e variada, com diferentes versões do prato existindo em várias partes do globo.
O pastel brasileiro é frequentemente encontrado em feiras, mercados e vendedores ambulantes, sendo uma opção prática e saborosa para quem procura um lanche rápido. As versões salgadas e doces do pastel conquistaram o paladar brasileiro ao longo dos anos, tornando-se uma tradição gastronômica apreciada em todo o país.
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara (chá) água morna (cuidado para não ficar meio fria a água)
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 2 colheres (sopa) cheias de cachaça (ou 2 de vinagre)
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- Farinha de trigo para poder abrir a massa e sovar
- 10 azeitonas picadas
- 1 xícara (chá) de palmito picado em cubos pequenos
- Orégano a gosto
Modo de preparo
- Misture o sal na água (para que na hora de colocar no trigo, não fique distribuído de forma desigual) e leve-a ao fogo para que fique morna e reserve.
- Misture o trigo com o óleo e a cachaça de sua preferência, lembre-se de misturar muito bem.
- Em seguida, adicione a água aos poucos e misture até obter uma massa homogênea e que não grude nas mãos, perceba que enquanto dá leve sovadas, ela fica meio elástica ao ser partida.
- Ela deve ficar macia e não grudenta, se errar no ponto e por acaso ficar grudenta, adicione mais trigo.
- Sove ela levemente por 2 a 5 minutos.
- Em uma superfície enfarinhada, abra a massa de forma que ela fique bem fina, corte os pedaços em tamanho médio e recheie com palmito e azeitona.
- Na hora de fechar a massa, use um garfo para dar o acabamento.
- Frite em óleo quente até dourar. Enquanto os pastéis fritam, com a ajuda de uma colher vá colocando o óleo sobre a superfície que ficar para fora, uma vez que o pastel irá boiar.
- Assim que começar a fritar, vire para o outro lado.
- Então é só servir.