O pudim de leite é uma sobremesa clássica e irresistível que tem uma longa história e é apreciada em muitas culturas ao redor do mundo. Embora seja difícil determinar sua origem exata, o pudim tem raízes antigas e é encontrado em várias formas em diferentes culturas. Alguns sugerem que sua origem remonta à Roma antiga, outros afirmam que a sobremesa tem origens medievais na Europa.
Ingredientes
Caramelo
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara
- 1/4 xícara (chá) de água
Massa
- 1 lata de leite condensado de soja
- 400 gramas de creme de leite de soja
- 350 ml de leite de soja
- 1 colher (chá) de agar-agar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de preparo
-
Numa forma redonda de furo no meio (20 cm), coloque a água e o açúcar.
-
Mexa apenas para misturar e leve ao fogo baixo até o açúcar derreter e atingir a coloração dourada, enquanto a calda estiver no fogo não mexa para não cristalizar o açúcar.
-
Retire do fogo e rapidamente, antes do caramelo endurecer regue, com uma colher, toda a lateral e o cone central da fôrma.
-
Reserve.
-
Coloque o leite e o ágar-ágar em uma panela média, misture e leve ao fogo baixo. Depois que ferver, cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe amornar.
-
Depois que o leite com ágar-ágar amornar, transfira para o liquidificador e junte o leite condensado, o creme de leite e o extrato de baunilha, bata até ficar liso.
-
Despeje a massa na fôrma caramelizada e leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou até endurecer. Se preferir, prepare no dia anterior.
-
Desenforme sobre um prato raso e sirva.