Se você acha que sobremesas veganas não podem ser tão cremosas e indulgentes quanto as tradicionais, este flan de chocolate vai mudar sua opinião. Com uma textura suave, sabor intenso de cacau e um toque aveludado que derrete na boca, essa versão vegana é a prova de que é possível unir prazer e consciência em um só prato.
Ideal para quem busca uma alternativa sem ingredientes de origem animal, sem abrir mão do sabor e da elegância de uma boa sobremesa. Além disso, é simples de preparar e perfeito para surpreender em qualquer ocasião — seja um almoço de domingo, um jantar especial ou um momento só seu.
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de leite de aveia
- 3/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
- 4 colheres de sopa de chocolate 70% cacau
- 2 colheres de sopa de fécula de batata
- 1 colher de sopa de ágar-ágar
- 3 colheres de sopa de água quente
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- Óleo vegetal para untar
Modo de preparo
- Em um recipiente, dissolva o ágar-ágar na água quente e reserve.
- Em uma panela, adicione o leite de aveia, o açúcar, a fécula de batata e o extrato de baunilha. Misture tudo até ficar homogêneo.
- Leve ao fogo médio e mexa sem parar. Quando começar a ferver, acrescente o ágar-ágar e o chocolate, mexa até engrossar.
- Desligue o fogo.
- Unte com óleo uma forma de pudim e despeje a mistura. Espere amornar.
- Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme.