O filé à parmegiana é um prato clássico da culinária italiana que se popularizou em todo o mundo, especialmente no Brasil. Sua origem remonta à região da Emília-Romanha, no norte da Itália, onde o prato originalmente era feito com berinjela em vez de carne. O nome “parmegiana” vem da cidade de Parma, na Itália, famosa por seus queijos, especialmente o queijo parmesão.
A versão vegana do filé à parmegiana mantém o espírito do prato original, oferecendo uma opção mais saudável e ética para aqueles que seguem uma dieta baseada em plantas. É uma alternativa deliciosa que ainda proporciona a mesma experiência de sabor e conforto.
Ingredientes
- 200g de proteína de soja em filés
- 1/4 xícara de shoyu
- 2 colher de sopa de levedura nutricional
- 1 colher de sopa de páprica picante
- 1/4 xícara de vinagre
- 5 tomates
- 1/4 xícara de manjericão
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 + 1/2 xícara do queijo vegano de sua preferência
Modo de preparo
- Cobrir os filés de soja com água quente por 15 minutos. Escorrer a água e espremer os filés.
- Acrescentar o shoyu, vinagre, levedura nutricional e temperos.
- Enquanto absorve os temperos, cortar os tomates ao meio, a cebola, descascar os dentes de alho e levar a uma forma junto com sal e azeite. Assar em forno a 180 graus por 20 minutos.
- Ao retirar do forno, adicionar o manjericão e bater no liquidificador, levando à panela em fogo baixo por cerca de 10 minutos.
- Grelhar os filés de soja em uma frigideira até dourarem e começar a montagem do refratário: filés por baixo, molho de tomate e queijo raiz por cima.
- Levar ao forno até o queijo borbulhar e começar a dourar.