O feijão tropeiro é uma receita tradicional brasileira, originária da época dos tropeiros que viajavam transportando mercadorias pelo interior do Brasil. Ele combina feijão, farinha de mandioca ou de milho, ovos, carnes e temperos. Na versão vegana, substitui-se os ingredientes de origem animal por alternativas vegetais, mantendo o sabor rico e a essência do prato.
Essa versão vegana não só respeita as tradições culinárias como também é uma opção saudável e sustentável, alinhada com a preservação ambiental e o bem-estar animal.
Ingredientes
250 g feijão preto, carioca, fradinho, vermelho ou o outro
Água para cozinhar
1 cenoura média ralada
1 colher de sopa fumaça líquida
1 colher de sopa azeite
1 colher de chá cebola em pó
1 colher de chá alho em pó
1 colher de chá colorau
1 cebola grande picada
3 dentes alho grandes picadinhos
2-3 linguiças veganas
1 pimenta dedo-de-moça picadinha (opcional)
4 folhas grandes de couve-manteiga picado em tiras finas
2 colheres de sopa azeite +1 colher de sopa de óleo de coco
1 xícara farinha de mandioca
1 xícara flocão de milho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Coentro picadinho a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o feijão até ficar cozido, mas firme, deixo entre 12-15 minutos na panela de pressão depois de começar a chiar. Escorra a água e reserve. Rale a cenoura e tempere com 1 colher de sopa de fumaça líquida, 1 colher de sopa de azeite, colorau, cebola e alho em pó. Reserve.
Lave, descasque e pique tudo. Eu gosto de colocar os talos da couve misturados a cenoura temperada, além de aproveitar tudo, confere mais crocancia.
Na panela coloque uma mistura de azeite e óleo de coco, frite a linguiça vegana, até ficar crocante. Deixe a linguiça toda de um lado do panela e refogue a cenoura.
Depois acrescente a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça, refogue bem. Acrescente a couve-manteiga, sal e pimenta-do-reino, misture e refogue, deixe murchar.
Acrescente o feijão e depois as farinhas, misture bem, mas com delicadeza. Por fim, coloque o coentro (ou salsinha) e misture. Veja como está de sal.