O feijão tropeiro, um prato tradicional da culinária brasileira, especialmente mineira, tem sua origem atrelada ao Tropeirismo, um movimento do século XVIII.
Nessa época, tropeiros, condutores de tropas de mulas e cavalos, percorriam longas distâncias para transportar mercadorias, principalmente entre as regiões mineradoras de Minas Gerais e os portos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Para se alimentarem durante essas árduas viagens, os tropeiros precisavam de um prato prático, nutritivo e que durasse bastante tempo. Foi aí que surgiu o feijão tropeiro, nascido da necessidade e da criatividade.
Ingredientes
- 2 colheres sopa de óleo vegetal
- 1 dente de alho ralado
- ¼ de cebola picada
- 1 colher chá de sal
- 1 colher chá de colorau
- 1 banana-da-terra
- ½ kg de feijão-de-corda
- 200 gramas de proteína de soja texturizada
- ½ xícara chá de farinha de mandioca
- Cheiro-verde a gosto
Modo de preparo
-
Para facilitar, frite a banana-da-terra em pedaços pequenos. Faça o mesmo com o feijão-de-corda. Uma leve refogada é o suficiente para ambos. Reserve separadamente.
-
Em uma panela grande, aqueça o óleo vegetal e doure a cebola e o alho. Adicione o colorau para soltar cor ao refogado. Acrescente a proteína de soja, deixe fritar por dois minutos.
-
Em seguida adicione o feijão e a banana, sempre misturando bem todos os ingredientes. Coloque cheiro-verde a gosto e acerte o sal.
-
Por último, incorpore a farinha de mandioca aos poucos até obter uma mistura bem molhadinha. Pode ser necessário menos farinha que o indicado, tudo depende do seu feijão, então fique atento. Sirva com os acompanhamentos que desejar!