O escondidinho vegano com batata e berinjela é uma deliciosa variação do tradicional prato brasileiro conhecido como escondidinho. No escondidinho tradicional, o recheio geralmente é de carne desfiada ou frango, coberto com um purê de batatas. No entanto, a versão vegana substitui esses ingredientes por opções à base de plantas, mantendo o sabor e a textura reconfortantes.
Essa receita é uma opção nutritiva, saborosa e reconfortante, perfeita para uma refeição principal. É uma excelente maneira de incorporar mais vegetais à dieta e de apreciar um prato tradicional brasileiro em uma versão vegana.
Ingredientes
Modo de preparo
- O primeiro passo é lavar as batatas, descascá-las e cortá-las em fatias pequenas, para cozinharem mais rápido.
- As fatias não devem ser muito grandes, pois assim a batata irá cozinhar mais rapidamente. Coloque as batatas cozinhando numa panela com 3/4 de água e um pouco de sal.
- Cortar a berinjela em cubos e a cebola em pedaços pequenos.
- Refogue a cebola em um pouco de azeite e, depois que os pedaços estiverem dourados, acrescente a berinjela. Espere aproximadamente 10 minutos em fogo médio, para que os pedaços estejam moles e bem refogados. Coloque sal e pimenta a gosto.
- Acrescente o molho de tomate e misture com a cebola e a berinjela. Misture, deixe cozinhar mais 2-3 minutos e desligue o fogo.
- Coloque o recheio numa forma que possa ir no forno enquanto você faz o preparo da batata.
- Verifique se a batata já está cozida. Se sim, chegou a hora de escorrê-la e colocá-la numa superfície lisa (um prato grande, por exemplo). Com um garfo amasse os pedaços de batata e, ao mesmo tempo, acrescente azeite para que se forme uma espécie de massa cremosa.
- Depois que as batatas estiverem amassadas, com o azeite misturado e cremosas (como um purê), chegou o momento de cobrir o recheio. Antes de pôr o escondidinho no forno coloque o queijo ralado por cima, para gratinar.