Receita de ensopado de mandioca com quiabo e couve
11 de outubro de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Panelinha/GNT
O ensopado de mandioca com quiabo e couve é um prato típico da culinária brasileira, especialmente nas regiões que valorizam ingredientes frescos e vegetais de cultivo local, como mandioca e quiabo. Ele combina a textura cremosa da mandioca com o sabor marcante do quiabo e o frescor da couve, resultando em um prato nutritivo e saboroso.
Esse ensopado é uma opção vegana e naturalmente sem glúten, sendo uma escolha excelente para quem busca uma alimentação saudável e saborosa.
Ingredientes
500 gramas de mandioca descascada
4 folhas de couve
10 quiabos (cerca de 150 gramas)
1 lata de tomate italiano pelado em cubos (com o líquido)
1 cebola
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 e meia xícaras de chá de água
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de semente de erva-doce
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 folhas de louro
Raspas de meio limão
Modo de preparo
Corte os pedaços de mandioca em quartos, no sentido do comprimento, e fatie em pedaços de cerca de 2 centímetro. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres de sopa de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar.
Junte o alho, as folhas de louro, o cominho, a erva-doce e mexa por 1 minuto para perfumar.
Adicione a mandioca, tempere com uma pitada de sal e pimenta a gosto e misture bem.
Junte o tomate pelado (com o líquido), regue com a água, tempere com 1 colher de chá de sal, misture bem e aumente o fogo. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 35 minutos, ou até que a mandioca fique macia — mexa de vez em quando com a espátula para a mandioca não grudar no fundo da panela.
Enquanto isso, lave e seque as folhas de couve: com as mãos, puxe e retire os talos; rasgue as folhas em pedaços de cerca de 3 centímetros. Dica: você pode reservar os talos na geladeira por até 3 dias para usar em outras receitas.
Lave e seque bem os quiabos; descarte o cabinho e corte cada um em fatias de 1 centímetro, na diagonal. Reserve.
Assim que a mandioca estiver cozida, junte os quiabos e deixe cozinhar por 6 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macios.
Desligue o fogo, misture as raspas de limão e adicione a couve — ela vai cozinhar no calor do ensopado. Sirva a seguir.