EnglishEspañolPortuguês

PETISCO

Receita de croquete de batata vegano

19 de agosto de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Com Caju

O croquete é um prato popular em diversas culturas, geralmente feito à base de carne, peixe ou vegetais, empanado e frito. A origem do croquete remonta à França do século XIX, onde era conhecido como “croquette.” O termo vem do verbo francês “croquer,” que significa “crocante” ou “estaladiço,” referindo-se à textura exterior do prato após ser frito.

O croquete de batata vegano é uma adaptação do prato tradicional, onde a carne ou peixe são substituídos por ingredientes à base de plantas. A base de batata é mantida, proporcionando uma textura cremosa e um sabor neutro que combina bem com diferentes temperos e recheios.

Ingredientes

  • Batatas;
  • Proteína de soja;
  • Limão;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Temperos (páprica defumada, pimenta branca, ervas finas);
  • Azeite;
  • Sal e pimenta do reino;
  • Farinha de trigo;
  • Farinha de rosca;
  • Óleo para fritar.

Modo de preparo

  1. Primeiro, descasque as batatas e em seguida corte em pedaços menores. Coloque em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar no fogo até as elas ficarem bem macias.
  2. Enquanto as batatas cozinham, você pode ir preparando a proteína de soja. Para isso, comece hidratando a proteína com água morna e suco de limão ou vinagre. Essa mistura retira o gosto residual forte, deixando a proteína mais neutra e pronta para absorver todos os temperos.
  3. Deixe a proteína de soja hidratando por 15 minutos e em seguida, escorra, lave em água corrente e esprema para retirar todo o excesso de água, deixando a proteína bem sequinha.
  4. Na panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Em seguida coloque a proteína de soja, refogue mais um pouco e finalize com os outros temperos e mais um pouco de suco de limão para intensificar o sabor. O limão aqui faz toda diferença.
  5. Logo após, com tudo pronto, coloque a  batata cozida em um recipiente e amasse bem com um garfo, transformando em um purê. Tempere com sal e pimenta do reino e logo após, adicione a proteína de soja.
  6. Para ajudar na liga da massa, coloque farinha aos poucos e vá testando nas mãos. Quando parar de grudar, modele os croquetes.
  7. Para empanar, são dois passos. Em um recipiente, misture a farinha com temperos e a água, até ficar homogêneo. Em outro, coloque a farinha de rosca.
  8. Agora, passe os croquetes na mistura de farinha e água e em seguida na farinha de rosca.
  9. Com tudo pronto, o último passo é escolher como você vai finalizar a receita. Pode ser fritando em óleo quente, colocando na air fryer com um fio de azeite ou no forno.
  10. Quando estiverem bem dourados, sirva com molho da sua preferência ou mais limão!

    Você viu?

    Ir para o topo