O charutinho é uma daquelas receitas que aquecem o coração — e quando ganha uma versão vegana, cheia de sabor e personalidade, fica ainda mais especial. Aqui, as folhas de repolho abraçam um recheio nutritivo à base de feijão-manteiguinha, com o toque aromático do cominho, hortelã e alho dourado. O molho encorpado de tomate pelado e o perfume marcante do azeite de dendê trazem aquele gostinho brasileiro que faz toda a diferença. Uma receita simples, mas cheia de afeto, perfeita para surpreender e reconfortar.
Ingredientes
- Folhas de repolho
- 1 xícara(s) de chá de feijão-manteiguinha ou branco (cozido)
- 1/4 xícara(s) de chá de polvilho azedo
- 1 tomate picado
- 1 colher(es) de sopa de azeite de dendê
- Pimenta vermelha a gosto
- 3 dente(s) de alho
- 1 cebola pequena picada
- Sal a gosto
- 1 colher(es) de chá de hortelã
- 1 colher(es) de chá de cominho
- 1 lata(s) de tomate pelado (ou molho caseiro)
Modo de preparo
- Em uma cumbuca, misture todos os ingredientes (exceto as folhas de repolho e o molho de tomate) para preparar o recheio e reserve.
- Coloque uma panela grande com água para ferver enquanto separa todas as folhas do repolho.
- Depois, coloque-as para cozinhar de 5 em 5 folhas, por cerca de 1 minutinho para cada – isso vai amolecer nossas folhas sem cozinhar completamente e facilitar o ‘enrolamento’ dos charutinhos.
- Na sequência, use a ponta da faca para tirar o excesso de talos do repolho que pode deixar as folhas duras demais.
- Comece a rechear os charutinhos colocando recheio no centro da folha. Enrole uma vez, dobre as laterais e enrole mais uma vez.
- Prepare uma forma que possa ir ao forno com molho de tomate, azeite sal e temperos (cominho e hortelã). Conforme enrola os charutinhos, coloque-os numa forma, deixando um perto do outro para ajudar a não desenrolar.
- Leve para assar a 250 graus até que o topo do charutinho comece a tostar.