O que torna a carne de jaca única é sua textura fibrosa e versatilidade na culinária. Quando cozida, a carne de jaca adquire uma consistência semelhante à de carnes desfiadas, o que a torna uma excelente opção para substituir a carne em pratos vegetarianos e veganos. Ela tem a capacidade de absorver o sabor de temperos e molhos, tornando-se uma ótima base para uma variedade de pratos, como tacos, sanduíches, ensopados e até mesmo pratos de massas.
Nutricionalmente, a carne de jaca é uma boa fonte de carboidratos, fibras e algumas vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio e magnésio. Além disso, é naturalmente livre de colesterol e gordura saturada, o que a torna uma opção saudável.
Ingredientes
- 1 unidade de jaca
- Água a gosto
- Óleo de girassol a gosto
- 3 dentes de alho
- 1/2 unidade de cebola
- 1/2 unidade de suco de limão
- 1 pacote de molho de tomate
- 1/4 xícara (chá) de azeitona verde
- 1/2 xícara (chá) de milho verde
- 1/2 xícara (chá) de ervilha
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde
- 1 pitada de açúcar
- Sal a gosto
- Cheiro-verde a gosto
- Azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
-
Lave sua jaca, tirando vestígios de terra, e sujeira. Use uma escovinha com um pouco de sabão de coco, e enxague bem.
-
É Importante passar bastante óleo na mão e na faca para não grudar. A jaca libera um tipo de um leite, uma cola bem grudenta.
-
Corte a jaca em pedaços menores, lavando eles em seguida para sair um pouco deste leite.
-
Disponha estes pedaços em uma panela de pressão, cobrindo com água. Deixe cozinhando e quando a panela chiar, conte mais 15 minutos e desligue.
-
Escorra a água e espere esfriar para desfiar. Você precisará repetir este processo por algumas vezes, dependendo do tamanho da sua jaca e da panela de pressão.
-
Não lote muito sua panela com as jacas, o certo da panela de pressão é colocar os alimentos até a metade. Se a jaca ficou muito mole, na próxima vez reduza um pouco o tempo de cozimento.
-
Corte fora o miolo e a casca que são mais duros, e retire as sementes também.
-
Desfie um a um dos pedaços. A “carne” de jaca está pronta para temperar!
-
Depois de desfiada, guarde a jaca bem fechadinha na geladeira por até 3 dias e no freezer por até dois meses.
Molho
-
Em uma panela com um fio de óleo, refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a carne de jaca, o limão e tempere com sal e temperos a gosto, eu usei cominho e orégano.
-
Refogue mais um pouco, adicione o molho de tomate, tempere com uma pitada de açúcar, e adicione a azeitona, o milho e a ervilha, misturando novamente até começar a borbulhar.
-
Acrescente o cheiro verde picado, regue com azeite e desligue. Está pronto!