A batata recheada vegana é uma versão sem produtos de origem animal da clássica batata recheada. Enquanto a versão tradicional muitas vezes inclui ingredientes como queijo, bacon ou creme de leite, a versão vegana utiliza substitutos de origem vegetal para criar uma refeição igualmente saborosa e satisfatória.
Ela é uma opção versátil e nutritiva, rica em fibras, vitaminas e minerais. É uma refeição reconfortante que pode ser adaptada de acordo com as preferências individuais, tornando-se uma escolha popular para veganos, vegetarianos e qualquer pessoa que aprecie uma refeição saudável e deliciosa.
Ingredientes
Modo de preparo
- Comece pelo creme de couve-flor: adicione todos os ingredientes no liquidificador com um pouco da água da panela, apenas o suficiente para facilitar a mistura.
- Bata até virar um creme bem homogêneo, que lembre a textura de uma maionese. Reserve.
- Agora é a vez das batatas: higienize as batatas e leve-as para cozinhar, inteiras e com a casca. Esse processo demora, em média, 25 minutos.
- Desligue o fogo quando as batatas estiverem cozidas por completo, mas sem desmanchar (faça o teste com um garfo). Reserve fora da água, para esfriarem.
- Em outra panela, faça o recheio: junte alho, cebola e azeite e refogue até que tudo esteja bem douradinho.
- Adicione o brócolis e o grão-de-bico (lembrando que ambos precisam já estar cozidos).
- Tempere com páprica defumada e orégano. Se quiser adicionar mais temperinhos de sua preferência, a hora é agora.
- Junte um pouco do creme de couve-flor a essa mistura, para aquele toque de cremosidade.
- Com as batatas mornas e com a ajuda de uma colher pequena, retire um pouco do meio da batata, formando uma cavidade que caiba uma boa camada de recheio.
- Recheie elas e disponha em uma forma antiaderente.
- Regue com azeite de oliva e leve ao forno preaquecido a 180ºC até gratinar e dar aquela douradinha.
- Agora é só esperar esfriar um pouco e se deliciar.