Dois filhotes de gato-mourisco, espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção, foram resgatados pelos Bombeiros no município de Cantá, ao Norte de Roraima, na noite dessa sexta-feira (17/03). Os felinos, também conhecidos como Jaguarundi, são considerados raros na Amazônia.
Os animais estavam em uma região de lavrado, próximo a um haras. O resgate aconteceu depois que um morador da região, que passava pelo local, avistou um dos filhotes e percebeu que havia outro com ele.
O morador entrou em contato com os Bombeiros, informando que havia encontrado os animais. Por coincidência, alunos do Curso de Formação de Sargentos do Corpo de Bombeiros estavam em instrução na região e foram informados sobre o aparecimento dos filhotes.
Após alguns minutos de buscas, os felinos foram encontrados pelo grupo. Uma equipe de Busca e Salvamento também se deslocou para o município e resgatou os animais.
Segundo os bombeiros, os felinos estavam com ferimentos nas patas, devido a incêndios florestais na região. Eles foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Boa Vista.
Fonte: g1