Um raro registro de um gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), um felino característico da Mata Atlântica, foi feito no último fim de semana no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. As imagens foram capturadas pelo ambientalista Juran Santos, do projeto Aventura Animal. O animal foi flagrado a 2.100 metros de altitude no Pico da Caledônia, uma das áreas mais altas do parque. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Com uma área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A unidade conta com diversos núcleos operacionais e de preservação, além de abrigar uma grande diversidade de espécies e ecossistemas da Mata Atlântica.
Conheça a espécie
O gato-do-mato-pequeno é um felino de pequeno porte, encontrado principalmente na porção centro-sul da América do Sul, incluindo o Brasil, Uruguai, Bolívia e Argentina. Com hábitos noturnos e solitários, o animal se destaca por sua cauda longa e grande capacidade para saltos. É um excelente caçador tanto no chão quanto em árvores.
A presença desse felino no topo da montanha indica que a região oferece condições adequadas para a sobrevivência da espécie. O vídeo, que mostra o animal em montanha da Serra do Mar, mostra a importância das políticas ambientais na proteção de espécies ameaçadas.
Fonte: O Globo