O Parque Nacional Kaeng Krachan, localizado na Tailândia, a cerca de 130 km da capital Bangkok, tem não apenas um, mas três novos motivos para comemorar: imagens confirmaram que uma tigresa-de-bengala (Panthera tigris) está criando um trio de filhotes. Vale lembrar que a espécie é classificada como ameaçada de extinção pela lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
“Esta é a primeira vez que conseguimos registrar uma tigresa criando uma ninhada tão grande dentro do parque nacional”, afirmou Mongkol Chaipakdee, diretor do espaço, em um comunicado enviado à agência AFP nesta sexta-feira (31). “A gravação é de julho de 2024, mas só conseguimos recuperá-la esta semana, porque nossa câmera foi muito danificada pelas fortes chuvas”.
Com base na linha do tempo, estima-se que, hoje, os filhotes tenham cerca de seis meses de idade. Eles se juntam à população de seis tigres adultos do Parque, formada por dois machos, duas fêmeas e dois indivíduos cujo sexo ainda é desconhecido – como também é o caso da nova ninhada.
Vítimas da caça e do tráfico de animais selvagens, os avistamentos de tigres-de-bengala são cada vez mais raros. A IUCN estima que, atualmente, restem apenas cerca de 4.500 exemplares da espécie.
Nesse sentido, o Parque Nacional Kaeng Krachan, considerado um Patrimônio Mundial da Unesco, tem se mostrado um dos poucos locais seguros para essas populações. Isso tanto é verdade que, no início deste ano, as autoridades do Parque identificaram a presença de um exemplar da espécie até então desconhecido no terreno.
Embora o caso ainda esteja sendo investigado, se confirmado, ele se configurará como o primeiro avistamento de um animal novo na região em mais de uma década. Os especialistas torcem para que avistamentos ocorram em breve para poder chegar a essa conclusão histórica — um sinal do sucesso dos programas de conservação ambiental.
A seguir, um vídeo, em cores, mostra os filhotes na companhia da mãe. Veja:
Fonte: Um Só Planeta