EnglishEspañolPortuguês

INVESTIMENTOS

Rapper Jay-Z está ajudando a construir um futuro vegano

26 de dezembro de 2021
Audrey Enjoli (LIVEKINDLY) | Traduzido por Gustavo de Marco Prado
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Não há como negar que o rapper Jay-Z é uma lenda na música norte-americana. Ele produziu um total de 13 álbuns solos (sem contar suas colaborações e trilhas sonoras), que lhe conferiram inúmeras premiações. Com 80 nomeações e 23 vitórias, ele possui o mérito de ser o rapper que mais ganhou Grammys na história. Ele possui o maior número de músicas que alcançaram o topo de paradas internacionais, ficando atrás apenas dos The Beatles. E ele acabou de entrar para o Hall da Fama do Rock & Roll. No final das contas, Jay-Z não estava enganado todas as vezes que se autopromoveu como sendo o melhor de todos.

Em 2019, o também produtor musical, que tem Shawn Carter como seu nome verdadeiro, tornou-se o primeiro artista de hip-hop a se tornar um bilionário, de acordo com a revista Forbes. Além de suas conquistas no ramo musical, seu lucrativo império fez incursões no mundo da moda, das bebidas alcoólicas, da arte, no ramo imobiliário, entre outros mercados.

Seu portfólio de investimentos é muito extenso. Naquele mesmo ano, ele foi o cofundador da empresa de investimentos, Marcy Venture Partners (MVP) – o nome escolhido para homenagear o condomínio de alojamentos públicos, Marcy Projects, no Brooklyn, em Nova York, onde ele cresceu. Até hoje, ele possui ações de uma ampla variedade de organizações, incluindo a Uber, a Savage x Fenty da Rihanna, e a produtora de bicicletas movidas a eletricidade, MATE.

Jay-Z e o veganismo

Embora ele não seja vegano, Jay-Z incentiva um modo de vida vegano e apoia empresas que atuam no mercado vegano.

Em 2015 ele co-fundou, junto com sua esposa Beyoncé e o fisiologista Marcos Borges, a 22 Days Nutrition, um serviço que ajuda as pessoas a aderirem ao veganismo ao oferecer produtos e planejamentos para dietas veganas. A empresa pretende facilitar ao máximo a diminuição do consumo da carne.

“A informação que temos é difícil de ignorar. Uma dieta, baseada em uma refeição vegana por dia, pode levar a um profundo impacto positivo em nossa saúde e no meio ambiente,” Jay-Z e Beyoncé disseram. “Nós queremos desafiar você, assim como desafiamos a nós mesmos, a mudar para um estilo de vida vegano e reconhecer seu esforço no cuidado com sua saúde e com a saúde do planeta.”

Jay-Z e Beyoncé também escreveram o prefácio do livro de Marco Borges, The Greenprint: Plant-Based Diet, Best Body, Better World. O casal – pai e mãe de três crianças, Blue Ivy, Rumi e Sir – detalham a importância de ter um modo de vida saudável: “Ter filhos mudou nossas vidas mais do que qualquer outra coisa.”

Eles continuam: “Nós costumávamos pensar em saúde como algo relacionado a dietas – algumas funcionavam para nós, outras não. Assim que passamos a olhar para a saúde como um dos caminhos para a verdade, tornou-se uma missão nossa compartilhar essa verdade e esse estilo de vida com todas as pessoas.”

Os investimentos veganos de Jay-Z

Os investimentos no mercado vegano feitos pela lenda do rap não ficaram restritos ao planejamento de refeições. Aqui estão listadas outras cinco vezes que o ídolo da música colocou sua fortuna a favor de empresas do ramo.

1 – Impossible Foods

Fundada em 2011, a empresa californiana Impossible Foods é conhecida por produzir alimentos proteicos veganos idênticos aos originais derivados de animais. A organização passou anos desenvolvendo seu primeiro produto, o Impossible Burger (Hambúrguer Impossível), antes de lançá-lo no mercado em 2016. Uma versão “nova e aprimorada” foi adicionada em 2019.

Neste mesmo ano, Jay-Z ajudou a marca a arrecadar R$1,7 bilhões em uma rodada de investimentos, chegando a um total que superou R$4,2 bilhões. Diversas outras celebridades apoiaram a empresa vegana, incluindo Will.i.am, Katy Perry, Jaden Smith e Serena Williams. Desde então, a Impossible Foods lançou uma grande variedade de novos produtos, incluindo uma salsicha à base de vegetais, nuggets de frango e até almôndegas.

2 – Partake Foods

É possível acrescentar o título de expert em cookies para o currículo de Jay-Z. Em 2019, a MVP liderou um investimento de 5 milhões de reais na marca de cookies veganos, Partake Foods. Em 2016, uma ex-executiva da Coca-Cola, chamada Denise Woodward, fundou a Partake Foods após sua filha ter sido diagnosticada com múltiplas alergias alimentares. A marca produz cookies que não contêm os 8 principais alergênicos contidos em alimentos.

“Partake possui todos os ingredientes que uma marca precisa para criar um novo mercado: valores convincentes, um produto muito saboroso e uma administradora experiente e obstinada,” disse Larry Marcus, cofundador e diretor executivo da MVP.

3 – Misha’s Kind Foods

Em agosto, Jay-Z adicionou o queijo vegano em seu portfólio de investimentos. O empreendedor junto ao jogador da NBA, Chris Paul, investiu em uma empresa produtora de queijos veganos, localizada na Califórnia. O dueto ajudou a marca a arrecadar R$17 milhões, que vão ser utilizados na promoção do produto, na expansão da sua presença no varejo e na contratação de mais funcionários.

A Misha’s Kind Foods, fundada em 2018, produz queijos como ricota, cheddar e trufado à base de castanha de caju e amêndoas. “Estes investidores e seu entusiasmo não apenas são compatíveis com a qualidade e excelência de nossos queijos artesanais, mas também compartilham nossa visão e missão.” Disse Aaron Bullock, o CEO e cofundador da empresa. “Tudo que produzimos faz bem para seu corpo, para o planeta e para o seu bolso.”

4 – Oatly

Em 2020, a Roc Nation, a empresa de Jay-Z pertencente ao ramo do entretenimento, juntou-se a diversas outras super-celebridades como Oprah e Natalie Portman, dando apoio à marca sueca de leite de aveia, Oatly. As celebridades em conjunto investiram mais de R$1 bi na empresa, que produz uma rica variedade de produtos à base de aveia, incluindo sobremesas congeladas, iogurtes, chantilly e sorvetes.

O investimento de Jay-Z provou ser lucrativo. Em maio, a Oatly causou um grande impacto no mercado de ações. A empresa arrecadou mais de R$5 bilhões em sua IPO. Comercializada sob o símbolo OTLY, a avaliação da marca ultrapassou os R$30 bilhões após seu primeiro dia na bolsa.

5 – Simulate

Os investimentos de Jay-Z não se resumem a hambúrgueres vegetais e leite de aveia. Em junho, a empresa de investimentos da lenda da música norte-americana apoiou a marca Simulate, produtora de carne de frango à base de vegetais. Os investimentos conquistaram R$250 milhões, levando a avaliação da marca a atingir o valor de R$1 bilhão.

    Você viu?

    Ir para o topo