Depois de um casal de porcos ser flagrado “namorando” em plena luz do dia na Avenida Arthur Bernardes, no bairro São Bento, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (1º) foi a vez de moradores de um condomínio de luxo no bairro de Lourdes, na mesma região, receberem uma visita inusitada: uma raposa.
Ousada e sem medo do “perigo”, a raposa resolveu se instalar logo no bairro onde fica a sede do Atlético-MG, território do seu arquirrival Galo.
O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
De acordo com a corporação, a raposa “pegou uma carona” em um carro que vinha de Pará de Minas, na Região Central do estado, com direção a BH. Mas, para Érika Procópio, veterinária do IEF, o instituto trabalha com duas hipóteses.
“A gente tá trabalhando com duas hipóteses. O local onde ela foi capturado fica a 3.9 quilômetros da Serra do Curral, então, assim, a gente não descarta a possibilidade de ser um animal de vida livre, que pode ser em fuga de um predador ou em busca de um alimento se perdeu na cidade ou um animal que estava sendo criado de forma ilegal, em cativeiro irregular”.
A raposa foi avaliada por especialistas, que constataram se tratar de uma fêmea, saudável, sem nenhuma lesão ou ferimento.
Esta não é a primeira vez que a capital mineira é movimentada pelos bichinhos. Capivaras, vacas, jacarés e cavalos também costumam passear pela cidade.
Um jacaré invadiu uma casa de eventos localizado no Bairro Jardim São José, na Região Noroeste de Belo Horizonte. O susto aconteceu no dia 20 de outubro. Segundo os bombeiros, o animal tinha dois metros de comprimento e precisou ser resgatado por quatro militares.
Funcionários que trabalhavam no local encontraram o jacaré e o vigiaram por cerca de duas horas até a chegada do Corpo de Bombeiros.
No dia 26 de junho, um cavalo e um burro foram vistos andando no meio dos carros que passavam pela Avenida Barão Homem de Melo, na altura do bairro Jardim América, Região Oeste de Belo Horizonte. Os animais ocuparam a faixa da direita, e os motoristas precisaram desviar para evitar acidentes.
Vaca fica em frente a loja de bicicleta no bairro Estoril, em BH — Foto: TV Globo/ Reprodução
Uma vaca ocupou a calçada em frente uma loja de bicicleta, também em uma avenida movimentada de BH, entre os bairros Buritis e Estoril, na Região Oeste de Belo Horizonte. O registro aconteceu no dia 25 de maio, na Avenida Barão Homem de Melo, e, segundo os moradores, ela ficou no local por aproximadamente uma semana.
No dia 25 de maio, uma família de 11 porquinhos acordou cedo para passear pelas ruas movimentadas da Região da Pampulha, em Belo Horizonte. Os bichinhos andavam em bando no canteiro da Avenida Deputado Anuar Menhem, no bairro Santa Amélia.
Em março de 2021, outra família de porcos foi vista andando pelas ruas calmas do bairro São Bento, na Região Centro-Sul da capital. Mesmo silenciosa e discreta, ela chamava a atenção de quem cruzava a esquina da Professor José Renault com a Cônsul Antônio Cadar.
E uma capivara foi capturada dentro da Escola Municipal Francisco Campos, no bairro Tupi, na Região Norte de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal estava na quadra da instituição. O registro foi no dia 7 de maio de 2019. De acordo com a corporação, o animal foi solto em uma área de preservação ambiental.
O serviço de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde pode ser acionado para o recolhimento de animais, por meio do telefone (31) 3277-7411.