EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Raposa ameaçada de extinção é salva após ficar presa em iceberg

18 de fevereiro de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Mallory Harrigan

O aquecimento da tempetura do planeta em razão da ação humana está trazendo sérias e catastróficas consequências para os animais selvagens. Recentemente, Mallory Harrigan e seus amigos estavam fazendo um passeio de barco na costa de Labrador, no Canadá, quando avistaram ao longe um grande iceberg em forma de cogumelo. Eles ficaram muito surpresos com a grande massa de gelo flutuante e enquanto tiravam fotografias viram que tinha algo se mexendo em cima do iceberg.

Foto: Mallory Harrigan

Eles não conseguiram identificar o que era e decidiram se aproximar. Quando chegaram perto do bloco de gelo notaram que era uma raposa-do-ártico, uma espécie em situação de vulnerabilidade por conta das mudanças climáticas. Ela estava fraca e muito debilitada. Eles sabiam que se não fizessem algo imeditamente, a raposinha poderia não sobreviver. Mesmo sem experiência com resgate de animais selvagens, eles subiram no iceberg e a envolveram em uma manta.

Foto: Mallory Harrigan

Minutos depois ela estava a bordo do barco em direção à terra firme. A raposa estava assustada, mas os jovens não tiveram medo, pois sabiam que estavam diante de uma questão de vida ou morte. “Sabíamos que éramos sua única chance de sobrevivência, pois os ventos haviam mudado e estavam levando o bloco de gelo para o oceano”, disse Harrigan ao The Dodo. A raposa certamente já havia perdido as esperanças, mas ela com certeza foi restaurada com a ajuda do grupo.

Foto: Mallory Harrigan

Além de aquecê-la, eles também a alimentaram. Ela estava faminta. Assim que chegaram no continente, eles a colocaram no chão, ofeceram mais comida, que ela prontamente aceitou, e depois a raposinha partiu de volta ao seu habitat. Os jovens divulgaram as imagens e alertaram que os animais silvestres estão em apuros e que os seres humanos precisam agir para evitar que mais cenas como estas se repitam. Essa raposinha teve muita sorte.

    Você viu?

    Ir para o topo