EnglishEspañolPortuguês

PESCA E POLUIÇÃO

Quinze golfinhos de espécie ameaçada de extinção são encontrados mortos no litoral de SP

20 de outubro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Um total de 15 golfinhos da espécie toninha foram encontrados mortos em praias da Baixada Santista nas últimas duas semanas. Segundo dados do Instituto Gremar, os encalhes aconteceram em São Vicente, Guarujá e Bertioga. A espécie está ameaçada de extinção.

Os registros de encalhes dos mamíferos em praias do litoral ocorreram de 30 de setembro a 15 de outubro. Foram sete golfinhos filhotes e oito adultos, sendo sete fêmeas e duas prenhas.

Os últimos casos de golfinhos encontrados foram registrados no domingo (16), um na praia da Enseada, em Bertioga, e o outro na praia do Iporanga, em Guarujá.

De acordo com o Gremar, o período da primavera é marcado pelo nascimento de filhotes da espécie. Por conta disso, principalmente entre os animais jovens – que são vulneráveis – pode ocorrer um número maior de encalhes.

Seis dos 15 golfinhos apresentavam interações com redes de pesca pelo corpo. A captura acidental com o uso dos apetrechos é uma das principais ameaças aos animais no mar.

Todos os animais foram recolhidos por técnicos do Instituto através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). São realizados exames de necropsia e são colhidas amostras das carcaças para análises mais aprofundadas.

Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Características

A toninha (Pontoporia blainvillei) é uma das menores espécies de golfinho do mundo, que predominam apenas na América do Sul, entre o Espírito Santo e o Golfo San Matias, na Argentina.

A espécie está em perigo de extinção, segundo a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, sendo considerada a mais ameaçada do Brasil entre os golfinhos.

As fêmeas têm apenas um filhote a cada um ou dois anos e a gestação dura aproximadamente 11 meses, o que é considerado um longo período quando se trata de recuperar as populações.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

É possível acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

Fonte: A Tribuna 

    Você viu?

    Ir para o topo