Um incêndio de grandes proporções consome uma área de preservação permanente na beira da Rodovia D. Pedro I, no município de Valinhos, SP. De acordo com testemunhas, o fogo começou pouco antes das 11h desta terça-feira (31).
Um grupo de moradores do bairro Nova Suíça tentou combater as chamas, mas, por volta das 12h, desistiu do trabalho porque a proporção do incêndio era muito maior que a capacidade do grupo de conter o fogo. A área atingida abriga também várias cachoeiras e nascentes que ajudam a compor a bacia do Rio Atibaia. Nas proximidades estão instaladas duas empresas de captação de água mineral, Shangrilá e Cristal.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo ainda não foi controlado, pois há uma dificuldade da equipe chegar até o morro, já que a viatura não consegue subir o local. Três bombeiros e um caminhão estão envolvidos nesta ocorrência.
O fotógrafo Marcelo Geovanini registrou imagens da queimada, que espanta diversos animais da área.
A concessionária Rota das Bandeiras mandou uma equipe até o local, mas alega que a área do incêndio está fora do seu domínio de cobertura, que é de 25 metros a partir do eixo central da pista.
Fonte: EPTV