Há não muito tempo atrás, o leite era parte comum na manhã dos EUA. Mas de acordo com publicação do The Washington Post, o fluido vêm desaparecendo da mesa e da mente das pessoas no país.
Os americanos bebem, em média, 37 por cento menos leite hoje do que em 1970, de acordo com dados do USDA (Departamento de Agricultura) . Há quarenta anos, o consumo per capita era de quase uma e meia xícaras por dia; agora está mais próximo de 0,8. Embora a queda se estenda a todo o tipo de leite de vaca – integral, baixo teor de gordura, desnatado – tem sido maior com a variedade de gordura total. O consumo de leite integral per capita caiu em 78 por cento desde 1970 (mais de 1,1 xícaras por dia para menos de 0,24).
A ingestão de leite vem sendo substituída pela ingestão de outras variedades de bebidas. E são os jovens dos Estados Unidos que estão deixando de consumir laticínios. As quedas mais pronunciadas a partir do final dos anos 1970 a meados dos anos 2000, estão entre os 2 a 11 anos de idade, e demografia entre 12 – 19 anos de idade.
Os pais, ao que parece, têm retirado o leite da dietas dos filhos. As escolas, também.
Parte disso decorre de um questionamento dos benefícios para a saúde, uma vez atribuídos ao leite. “O teor de gordura, aromas, e adição de açúcar têm sido vistos com desdém, enquanto o país luta contra a epidemia de OBESIDADE infantil”, observa um relatório do banco de crédito agrícola CoBank. Os americanos já não precisam de leite para ter vitamina D e cálcio, uma vez que podem ser obtidos na forma de comprimidos, barras nutricionais e sucos saudáveis fortificados. A população também já tem duvidas se o leite é tão útil no caminho de desenvolvimento ósseo; ou se estamos mesmo tão bem equipados para digeri-lo.
A queda da imagem benevolente do leite é um problema para os produtores. O lobby dos laticínios tem lutado para reconstituir a apreciação do país pelo leite por décadas. Nos últimos anos, ele tentou de tudo, desde o marketing agressivo ao leite com chocolate, a uma aprovação relutante de alternativas não-lácteas ao leite. Mas o mercado em rápido crescimento para a soja, amêndoa, e outros substitutos do leite tem feito pouco para mitigar totalmente a incapacidade da indústria para revigorar-se.
No início deste ano, o US Milk Processor Education Program, um conselho de marketing de processadores de leite, monitorado pelo USDA, abandonou sua campanha publicitária de 20 anos, “Got Milk”. A propaganda de bigodes brancos não aumentou o consumo do leite e a demanda per capita diminuiu ou permaneceu no mesmo nível praticamente todos os anos. O governo dos EUA ainda investe centenas de milhões de dólares na indústria de leite a cada ano.
Fonte: Veggi e Tal