Durante buscas na tarde do último dia 13, quatro pessoas foram detidas. Em um acampamento montado no meio da mata foi encontrada uma cutia morta, além de apreendidas armas e motocicletas.
A polícia acredita que o grupo de criminosos já atua há dez anos. Os caçadores foram conduzidos a Delegacia da Polícia Federal de Cascavel (PR) onde serão ouvidos e posteriormente presos.
“É uma multa administrativa e eles estão sendo agora autuados pelo delegado da Polícia Federal e vão responder um processo criminal pelo ato de dano direto a unidade de conservação Parque Nacional pela caça, por estarem lá; quando eles estão lá eles cortam palmito, cortam vegetação, deixam resíduos nos acampamentos, produtos químicos altamente tóxicos, metais pesados que vão contaminar por exemplo a bacia do Rio Floriano, que a única bacia totalmente protegida, totalmente selvagem no sul e sudoeste do país. É um dano grave muito grave para uma unidade de conservação como o parque Nacional do Iguaçu”, relata o responsável pelo setor de proteção do Parque Nacional do Iguaçu.
Fonte: CGN