Uma ninhada de quatro filhotes de leão congelou até a morte apenas duas horas depois de nascer no Khan Younis Zoo, conhecido como o “pior zoológico do mundo”, na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Os filhotes foram encontrados mortos pelo dono do zoológico em ruínas, Fathi Jumaa, na manhã seguinte a uma tempestade de inverno. Jumaa disse ter colocado cobertores em cima da jaula dos leões para “protegê-los” da neve.
A maioria dos animais do zoológico foi contrabandeada do Egito por meio de túneis subterrâneos há alguns anos, antes de militares egípcios destruírem os túneis que passavam sob a fronteira.
A mãe dos filhotes também pode sofrer o mesmo destino dos recém-nascidos, devido ao inverno rigoroso na região e à falta de cuidados médicos necessários. “Também podemos perder a leoa, que recentemente deu à luz e cuja saúde precária piorou nos últimos dias”, disse Jumaa.
Em 2016, vários animais foram resgatados do zoológico, incluindo Laziz, o último tigre da Palestina. No mesmo ano, a ONG Four Paws conseguiu resgatar um pelicano, que foi transferido para um santuário na Jordânia. Lá, o animal conseguiu abrir suas asas pela primeira vez.