EnglishEspañolPortuguês

TRÁFICO

Quatro homens são presos por vender animais silvestres na Zona Sul do Rio de Janeiro

Entre os animais encontrados estava um gato-mourisco, espécie ameaçada de extinção

23 de junho de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Quatro homens foram presos por policiais federais na manhã de hoje (23/06), por venda de animais silvestres em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, eles ofereciam animais à venda em uma plataforma de comércio online.

Entre os animais, os policiais encontraram tartarugas e um gato-mourisco, um felino em risco de extinção que é também conhecido como jaguarundi ou puma yagouaroundi. Não foi informado onde eles foram capturados.

Os presos responderão por associação criminosa, receptação qualificada, posse ilegal de animais silvestres e maus tratos. Se forem condenados, a pena pode aumentar devido a um dos animais ser ameaçado de extinção.

A PF descobriu que os homens estavam localizados em Minas Gerais, mas distribuíam animais silvestres para vários estados do Brasil. Eles foram levados à Superintendência de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro para a formalização da prisão em flagrante e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Gato-mourisco

De acordo com a ONG Onçafari, que atua na proteção de felinos, a espécie tem ampla distribuição pelas Américas, ocorrendo desde o México até a região central da Argentina, estando presente em praticamente todo o território brasileiro, porém em baixas densidades populacionais. Encontrados em uma grande variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, cerrados, caatinga e áreas pantanosas, ocorrendo em todos os biomas brasileiros.

    Você viu?

    Ir para o topo