EnglishEspañolPortuguês

MISSÃO DE RESGATE

Quase um ano para conseguir ajudá-lo: comunidade se recusa a desistir de ajudar cervo com cano de PVC preso no pescoço

10 de novembro de 2025
Sarah Ashley
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Georgia Wildlife Network

No início de setembro de 2024, moradores de Jasper, na Geórgia, avistaram um filhote de veado vagando por aí com algo branco enrolado no pescoço. O pequeno cervo ainda tinha suas pintas, o que significava que ele não devia ter mais do que alguns meses de idade.

Ao compararem os avistamentos, os membros da comunidade perceberam que a mancha branca ao redor do pescoço do cervo era, na verdade, um pedaço de cano de PVC. Um morador preocupado contatou a Georgia Wildlife Network em busca de ajuda.

“Sabíamos que, se não removêssemos esse cano, esse animal poderia crescer”, disse Tiffany Greene, diretora assistente da Georgia Wildlife Network, ao The Dodo. “Lentamente… [ele] poderia ser estrangulado por esse cano de PVC.”

Greene afirmou que a melhor maneira de remover o cano de PVC com segurança seria tranquilizar o cervo e cortar o cano. Para isso, eles precisavam do apoio do Departamento de Recursos Naturais da Geórgia (DNR) , a única organização autorizada a usar tranquilizantes em cervos. Também precisavam de informações detalhadas sobre os hábitos do cervo para que os funcionários do DNR soubessem onde encontrar o animal e quando.

Infelizmente, a temporada de caça ao veado na Geórgia começa em meados de setembro e vai até janeiro, e o Departamento de Recursos Naturais (DNR) não utiliza tranquilizantes em veados tão perto do período de caça.

O outono deu lugar ao inverno, depois à primavera. Para alívio dos membros da comunidade, o veado reapareceu naquele verão, maior e mais forte, com o cano de PVC ainda em volta do pescoço.

“A pessoa que nos contatou inicialmente entrou em contato novamente para dizer: ‘Ei, ele está de volta’”, disse Greene. “E ele está ótimo.”

O cano parecia mais apertado, mas o veado continuava a correr pelos quintais e a comer enquanto caminhava.

E sua comunidade começou a observar cada movimento seu.

“O mais louco é que isso foi realmente um esforço comunitário, pressionando o Departamento de Recursos Naturais (DNR) para dizer: ‘Ok, ele está no nosso quintal’”, disse Greene. “Eles começaram a rastreá-lo. Começaram a relatar ao DNR. Começaram a fornecer tudo o que era necessário para que o DNR tomasse providências e salvasse o cervo.”

E, de fato, em julho de 2025, quase nove meses depois de os moradores terem avistado o filhote pela primeira vez, o Departamento de Recursos Naturais (DNR) conseguiu tranquilizá-lo e serrar o cano.

Foto: Georgia Wildlife Network

O cervo, ileso, acordou e correu de volta para sua manada.

Greene disse acreditar que o filhote de veado ficou preso inicialmente enquanto se alimentava em um comedouro improvisado. Em uma publicação sobre o incidente no Facebook, a Georgia Wildlife Network lembrou as pessoas de não construírem seus próprios comedouros justamente por esse motivo.

Por sorte, esse cervo vivia em uma área onde as pessoas respeitam e cuidam da vida selvagem.

“O esforço da comunidade foi o que realmente salvou a vida dele”, disse Greene.

Traduzido de The Dodo.

    Você viu?

    Ir para o topo