Por Natalia Cesana (da Redação)
Boas notícias divulgadas pela Associação Americana de Prevenção à Crueldade contra Animais (ASPCA) e pela Sociedade Humanitária de Joplin, nos EUA: 745 animais encontraram um lar definitivo durante o último fim de semana.
Segundo informações do site OrlandoSentinel.com, quase seis mil pessoas de 24 estados americanos foram a Joplin para tentar adotar centenas de animais que perderam suas casas em conseqüência da devastação provocada pela passagem do tornado em maio.
“Estamos muito impressionados com a maravilhosa manifestação de apoio”, disse Tim Rickey, morador de Joplin e diretor da ASPCA. “Agradecemos pela generosidade destas pessoas. Os animais que ficaram sem casa dormirão esta noite em novas camas.”
Taxas de adoção foram dispensadas para este evento de adoção e todos os gatos e cachorros foram castrados, microchipados, vacinados e identificados.
Desde o dia 23 de maio, voluntários trabalharam contra o relógio para rastrear os donos dos animais perdidos por meio de bases de divulgação como folhetos, anúncio em serviços públicos, mídias sociais, publicidade paga e reportagens. O período que os animais podem ficar retidos foi até dobrado na tentativa de reunir o maior número de pessoas possível.
A ASPCA providenciou um abrigo de emergência para cerca de 1.300 animais durante o último mês. Aproximadamente 500 animais foram devolvidos para seus tutores e centenas estavam disponíveis para adoção. Outros 200, incluindo recém-nascidos e animais feridos que ainda não poderiam ser adotados, estarão disponíveis em algumas semanas.
“A ASPCA está agradecida por toda a assistência das agências de todo os EUA em nos ajudar a providenciar ajuda no resgate dos animais e tornar este evento de adoção um grande sucesso”, disse Rickey. Oitenta e nove entidades que trabalham pelo bem-estar animal enviaram suas equipes e voluntários para auxiliar a ASPCA.
“Ainda existem muitos animais adoráveis esperando pacientemente por um lar definitivo em um abrigo próximo a você”, completa Karen Aquino, diretora executiva da Sociedade Humanitária de Joplin. “O gesto de adotar traz um impacto enorme não só para os abrigos mas principalmente aos animais.”