EnglishEspañolPortuguês

EXPLORADOS PARA VENDA

Quase 200 cães resgatados em canil clandestino na cidade de Viana (ES) serão colocados para adoção

5 de julho de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Os cães que foram encontrados em um canil clandestino em Viana, Região Metropolitana de Vitória, serão colocados para adoção, segundo informou a prefeitura. Durante a ação realizada pela Polícia Militar Ambiental e a administração municipal, na quarta-feira (3), a princípio, 145 animais em condições de maus-tratos foram encontrados, mas esse número foi atualizado para 192.

Na primeira fiscalização dos policiais e da equipe veterinária da prefeitura um dos donos do canil, Uefton José dos Santos, de 38 anos, foi preso e os cães foram deixados no canil sob cuidado de outro sócio, Reinaldo Santos Ferreira, que se comprometeu a adequar o local em 7 dias.

Mas durante a análise dos autos do material encontrado no canil, a prefeitura voltou ao local na quinta-feira a tarde e resolveu recolher os animais.

“Os animais recolhidos pela prefeitura seguem para o rancho Bela Vista, com o qual temos parceria, para tratamento e posterior adoção. Os demais serão encaminhados a lares temporários e também tratados para posterior adoção. Vale ressaltar que todos os processos administrativos estão sendo realizados, devido à adoção voluntária do dono dos animais”, ressaltou.

Essa decisão também foi tomada após um dos proprietários do canil abrir mão dos animais e fazer doação voluntária dos mesmos, que poderão ser adotados.

Reinaldo contou que começou a criar cachorros há dez anos, mas que como não conseguia doar ou vender os animais, o número só crescia.

Ele afirmou ainda que os animais não estavam sendo maltratados e que alguns desenvolveram alergia por causa do frio.

“Realmente, alguns cães da raça shih-tzu, devido a raça ser mais sensível, desenvolveram alergia, mas estamos tratando. Todos eles estão com antiparasitários, mas como é uma região de sítio, acaba que dá mais pulga e carrapato, então a gente faz processos de desinfecção contra parasitas”, pontuou.

Adoção

Doze cães identificados com doenças foram recolhidos pela equipe veterinária do município para tratamento em uma clínica veterinária. Após processo de castração e microchipagem, os animais serão disponibilizados para adoção.

Os demais 180 animais foram recolhidos pela Comissão Parlamentar e pela Sociedade Protetora dos Animais. O cães foram encaminhados para abrigos em Vitória e Vila Velha. Também devem passar por cuidados para posterior adoção, mas pode ser apurado com os respectivos representantes.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo