A Secretaria de Turismo de Pomerode, no Vale do Itajaí (SC), incluiu as puxadas de cavalo no calendário oficial do município. A próxima competição ocorre domingo, no Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt, na localidade de Ribeirão Souto.
A puxada é uma competição em que os animais são submetidos ao arrasto de cargas de até duas toneladas — pedras, madeiras e até sacos de cimento.
Embora não haja lei que proíba a prática, defensores dos animais e a Associação dos Melhores Amigos dos Bichos (AMA) são contrários à decisão da prefeitura, pois consideram a prática sinal de maus-tratos aos animais. Eles organizam um protesto em frente ao local marcado para o evento.
Segundo o poder público, a inclusão da competição no calendário tem o objetivo de impedir que os 16 clubes de caça e tiro da cidade organizem eventos nos mesmos dias. Abaixo, você assiste ao vídeo de uma puxada.
httpv://www.youtube.com/watch?v=J8xUaexrblM
Fonte: Diário Catarinense
Nota da Redação: A decisão e o motivo dados pela prefeitura para incluir esta crueldade no calendário da cidade são absurdos. Oficializar crueldades como esta deveria ser enquadrado no artigo 32 da Lei federal 9.605.