O ditado “é preciso uma aldeia para criar uma criança” encapsula perfeitamente a essência dos elefantes. Esse sentimento ressoou com os internautas após um vídeo emocionante de um elefante dando à luz se tornar viral, cativando o coração de milhões.
Compartilhado no X por @AMAZINGNATURE, o vídeo acumulou mais de 16,8 milhões de visualizações, mostrando o incrível laço dentro de uma manada de elefantes.
A legenda do vídeo diz: “Uma elefante dá à luz, e então toda a manada se aproxima para saudar e proteger.”
When the baby elephant was born, the whole herd cheered.https://t.co/Kptsrun2nI
— Amazing World (@feb30th) August 4, 2025
Em um dia de chuva fina, vê-se uma elefante dando à luz. Conforme o filhote cai no chão, uma manada de elefantes se aproxima para cercar a mãe e sua cria, oferecendo proteção.
Em um momento de celebração, os elefantes erguem e sopram suas trombas, reminiscentes de trombetas anunciando uma nova vida.
De acordo com a EleAid, os elefantes sopram suas trombas por várias razões, incluindo comunicação, interação social e até mesmo por diversão.
Os sons produzidos podem variar de rumores baixos a trombetas agudas, sinalizando excitação, angústia, agressão, ou servindo até mesmo como uma saudação ou demonstração de afeto.
Este momento comovente desencadeou uma onda de comentários de internautas ao redor do mundo, destacando as conexões profundas dentro das comunidades de elefantes.
Os elefantes são animais altamente sociais, com estruturas familiares complexas e fortes laços sociais. Normalmente liderados por uma matriarca, eles vivem em unidades familiares muito unidas, compostas por fêmeas aparentadas e seus filhotes.
Esses grupos cooperam na criação dos filhotes, na busca por comida e água e na defesa contra ameaças.
Todos os membros da manada fêmea participam do cuidado e da proteção dos filhotes, com algumas assumindo funções específicas como “alo-mães” (mães adotivas), que auxiliam nos cuidados diários com os mais jovens.
Traduzido de IOL.