EnglishEspañolPortuguês

Puma vítima de atropelamento é resgatado em Cambará do Sul (RS)

15 de agosto de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Puma passou por cirurgia e está sob os cuidados da equipe do Gramadozoo / Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos
Puma passou por cirurgia e está sob os cuidados da equipe do Gramadozoo / Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos

O salvamento de um puma mobilizou equipes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) do Parque Nacional Aparados da Serra e do 2° Pelotão de Polícia Ambiental de Canela (Patram) na noite de quarta-feira , em Cambará do Sul. O animal foi avistado por um analista do ICMBio caminhando no quilômetro 142 da rodovia ERS-020. Bastante debilitado, o felino acabou deitando na beira da estrada. Os técnicos acionaram a Brigada Militar e uma grande missão para salvar o a teve início. Policiais militares de folga e veterinários fizeram um mutirão para resgatar e prestar os primeiros socorros ao animal. O puma foi recolhido e encaminhado ao Hospital Veterinário do Gramadozoo.
Com diversas lesões pelo corpo e fratura exposta na pata posterior esquerda, o felino foi submetido a uma cirurgia na manhã desta quinta-feira. Apesar do temor de que o membro precisasse ser amputado, o procedimento foi realizado com sucesso. O animal permanece aos cuidados da equipe do Gramadozoo. “Se ele não ficar com nenhuma sequela, a ideia é fazer a reintrodução na natureza. Iremos restringir os movimentos até a recuperação. Estamos torcendo para que ele melhore o mais rápido possível”, afirma o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.
O resgate inédito na região expõe um drama diário vivido pelos animais da fauna brasileira. Anualmente, 470 milhões de animais selvagens morrem vítimas de atropelamento.
Resgate
Com apoio de analistas ambientais e veterinários do ICMBio, dois soldados da Brigada Militar de Canela – um da Patram e outro da 2ª Cia Turística – foram até Cambará do Sul para ajudar no resgate e levar o animal ao parque zoológico. Com uma corda, a equipe conseguiu laçar o pescoço do felino, permitindo a aproximação do veterinário para aplicação do sedativo. O puma foi imobilizado e colocado na viatura da Patram, dando inicio a uma corrida contra o tempo, já que o animal estava debilitado e poderia vir a morrer em função do frio excessivo.
O felino chegou ao Gramadozoo por volta das 22h, onde foi medicado e recebeu os primeiros socorros. Em função do grau de cicatrização dos ferimentos, os veterinários acreditam que o atropelamento ocorreu há cerca de quinze dias.
Fonte: Correio do Povo

Você viu?

Ir para o topo