EnglishEspañolPortuguês

ARAÇATUBA (SP)

Protetores lançam calendário que incentiva a adoção responsável

19 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Facebook | @ISiFaMaPri

Durante a pandemia do novo coronavírus o abandono de animais cresceu assustadoramente em Araçatuba (SP). Para custear os gastos com a recuperação de animais vítimas de abandono e maus-tratos, voluntários da cidade criaram um calendário que ajuda a conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção responsável.

Com muita criatividade os protetores da ONG Amigos do Amor fizeram um anuário com fotos do ‘antes e depois’ do resgate de cães e gatos da cidade.

A Kiara é a alegria do lar do Donizete Rossi. O aposentado contou em entrevista para o G1 que adotou a cachorra no meio desse ano para fazer companhia para ele e sua mãe e que agora a cadelinha é o despertador oficial de sua casa. “Ela fica batendo aí na porta da minha mãe para ela acordar logo e colocar comida no pratinho”, diz Donizete. Encontrada junto com 10 filhotes em um quadro desolador de desnutrição, Kiara hoje pode desfrutar da garantia de uma refeição fresquinha todo dia, além de amor e cuidados com a sua saúde.

A diarista Agilmara Martins adotou o Scooby há cerca de um ano e comemora a companhia do cãozinho, que é o xodó da família. “Ele é muito especial exatamente pela situação que ele passou”, disse a tutora em entrevista para o jornal local da cidade: “ele é o nosso meninão”, declara Agilmara.

Scooby, como tantos outros animais, chegou no abrigo doente e desnutrido. E foi lá que ele recebeu tratamento, vacina e todos os cuidados para se tornar no cão saudável que é hoje. “Nós precisamos da ajuda de todas as pessoas, porque o custo é realmente muito pesado. Teve mês durante a pandemia, que a gente acabava com o dobro de resgate do mês anterior”, lembra a voluntária Siomara Jordani.

Foto: Ilustração | Pixabay

Mais bonitos, saudáveis e felizes, esses animais ganham novas casas para recomeçar sua vida. Porém, a adoção responsável vai além do que dar um teto e comida para o novo animalzinho. É preciso conscientizar o adotante que ao recolher um animal em seu lar, ele demandará uma série de responsabilidades sob a sua tutela e será o guardião daquela vida pelos próximos 10 a 15 anos.

A recuperação de animais resgatados envolve uma série de ações conjuntas na tentativa de devolver saúde e bem-estar para esses cães e gatos. Sendo assim, toda contribuição que chega para ajudar os ativistas é bem-vinda.

Kiara e do Scooby tem um outro elemento em comum além da história de superação. Nas horas vagas os dois cachorros fazem um bico como modelo fotográfico. Em uma sequência de imagens, eles aparecem no anuário da ONG Amigos do Amor, como estavam quando foram resgatados e como estão hoje no novo lar.

Foram encomendados 500 calendários que serão vendidos por dez reais cada. Todo o dinheiro arrecadado com a venda desses itens será usado no tratamento de novos animais resgatados pela organização.

Você viu?

Ir para o topo