A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Dra. Fernanda de Figueiredo Beda, foi exonerada de seu cargo na Prefeitura de São Roque (SP) durante esta semana. O fato causou revolta em entidades de proteção animal da cidade e protetores independentes. Isto porque, segundo os próprios protetores, “em pouco tempo no serviço, ela elaborou diversos projetos e conseguiu verba não só para melhorar a Zoonoses, mas para a estada dos animais, em sua maioria cachorros”, afirmam.
Na tarde desta sexta-feira (21), um grupo independente de protetoras de animais foi ao Paço Municipal de São Roque, participar de uma reunião com José Eduardo Charbel, da assessoria de gabinete, para questionar os motivos concretos da demissão da Dra. Fernanda. Também participou da reunião o diretor do Departamento Jurídico de São Roque, Dr. Ricardo Peres Santangelo.
Durante a reunião, o grupo se mostrava bastante indignado com a demissão da veterinária. “Nunca uma administração municipal colocou alguém tão profissional e capaz como responsável do CCZ. Como vocês a mandam embora?”, questionou Jackeline Oliveira. Jack, como é conhecida, ainda afirmou que irá lutar, junto as outras protetoras, para que a veterinária retorne ao cargo. “Eu vou armar o maior protesto se eles não levarem a sério o Controle de Zoonoses. Hoje estamos aqui na Prefeitura com poucas pessoas, mas se tiver que vir uma próxima vez, iremos trazer centenas”, disse durante a reunião.
José Eduardo Charbel disse não ter informações sobre o motivo concreto da demissão da Dra. Fernanda, mas que seria pelo fato da veterinária trabalhar com uma ideologia diferente a da Prefeitura, não concordando com alguns posicionamentos da administração pública municipal.
A única reivindicação do grupo durante a reunião foi pelo retorno da veterinária ao cargo. Charbel afirmou que irá passar o pedido ao Dr. Sandro Rizzi, diretor do Departamento de Saúde e ex-chefe da Dra. Fernanda e para o Prefeito Daniel, que não pôde estar presente devido a problemas de saúde. O assessor de gabinete ainda disse que irá apurar todos os motivos que levaram a demissão da veterinária e realizará uma reunião na semana que vem (provavelmente na terça-feira) com as protetoras de animais, para esclarecer todo o assunto.
“Está na cara que a Dra. Fernanda foi demitida por ser contra o rodeio, a romaria e qualquer outro evento que possa causar maus-tratos em animais. A prefeitura quer trocar uma excelente profissional, por uma ‘marionete’ que faça tudo o que eles mandarem”, disse a jornalista e escritora Sílvia Mello, que também esteve presente na reunião.
Fonte: JE Online