EnglishEspañolPortuguês

DESNUTRIDOS E DOENTES

Protetoras denunciam maus-tratos a cães em abrigo público no Distrito Federal

Imagens gravadas no abrigo mostram cães em estado severo de desnutrição e infestados de parasitas. Advogada especialista em direito animal aponta para falta de transparência do espaço

11 de agosto de 2025
Letícia Mouhamad
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Material cedido ao Correio Braziliense

O abrigo público responsável por acolher temporariamente animais em situação de rua foi denunciado por suspeita de negligência e maus-tratos. Inaugurado pelo Governo do Distrito Federal por meio do programa Castra-DF, o espaço funciona desde o fim de junho deste ano. Segundo o relato de protetoras que visitaram o espaço na última segunda-feira (04/08), alguns cães apresentavam sinais de cinomose (doença viral altamente contagiosa) e estavam em baias inadequadas. Também há casos de fuga e indícios de falta de manejo ético e bem-estar básico.

O caso ganhou repercussão na última sexta-feira (08/08), quando protetores de animais divulgaram vídeos gravados no abrigo. As imagens, compartilhadas nas redes sociais, mostram cães em estado severo de desnutrição; outros, com parasitas nas patas e até nos lábios. “O espaço era conhecido por não aceitar visitas de qualquer natureza, especialmente de protetores. Mas conseguimos negociar nossa ida ao local”, conta a protetora Jana Portela Beraldo.

    Você viu?

    Ir para o topo