Adriana Cristina (Movimento Mineiro pelos Direitos Animais)
[email protected]
Pessoal,
Estou a passeio na Paraíba, onde a ONG APAAB promoveu, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o 2º Seminário sobre Bem-estar Animal, com a presença de todas as autoridades públicas afins, ONGs e apoiadores dos Direitos Animais. O grande foco foram os animais domésticos/domesticados, a necessidade de centros de castração públicos, o combate à eutanásia. Falaram da obrigação de nossa espécie em cuidar desses seres, considerando que os retiramos de seu habitat e os tornamos nossos dependentes. O convidado especial foi o Dr. Laerte Levai, Promotor de Justiça de São José dos Campos.
No dia seguinte, a mesma ONG conseguiu, junto à Câmara Municipal, uma Sessão Especial para comemorar o Dia Mundial dos Animais, enfocando os animais usados para tração. Novamente, Dr. Laerte Levai foi a autoridade com fala destacada, reconhecendo que o fim deste tipo de tração precisa acontecer em etapas, principalmente aqui, devido à dificuldade de alternativas para os carroceiros. Apresentou o TAC aplicado em São José dos Campos que prevê regras rígidas aos carroceiros.
Falou-se da questão dos jegues, que estão sendo substituídos por motos e que os restantes estão virando carne de charque. Lamentaram o desaparecimento desses animais, ao que um cidadão pronunciou-se dizendo que promove a “corrida dos jegues”, como forma de valorizar esses animais, mantendo-os vivos, enfatizando que no regulamento consta a proibição de judiar deles.
A senciência dos animais não humanos foi abordada em ambos os eventos. Pedi atenção especial para as tartarugas marinhas/pente e para os peixe-bois marinhos (atualmente com somente 300 no planeta), que buscam os mares da Paraíba, dada a qualidade de suas águas. Essas duas espécies estão extremamente ameaçadas de extinção e não são consideradas pela população do Estado. Ativistas de Campina Grande farão um protesto contra vaquejadas nos dias 14 e 15, no centro da cidade. Solicitamos a todos dicas de slides, textos para fazemos panfletos etc.
Abraços a todos,
Adriana Cristina
“Nós, ativistas pelos Direitos Animais, onde quer que estejamos, não podemos fechar nossos olhos nem calar nossa consciência inquieta por defender os que não têm como fazê-lo e conscientes da senciência dos animais não humanos. Temos obrigação de agir, lembrando que somos providos de racionalidade. Esta que se torna arrogante, ao ser usada para beneficiar somente a nossa espécie e ao considerar as outras para nos atender. Infelizmente, o que vemos ao nosso redor, é o uso dessa racionalidade de forma irresponsável, usando, torturando, aprisionando os outros animais que têm o mesmo direito à vida e de estar neste planeta. A racionalidade humana é bem precioso, responsabilidade maior, de usar a inteligência para beneficiar tudo e todos, e não para destruir tudo e todos, inclusive a nossa própria espécie.”
Movimento Mineiro pelos Direitos Animais
“Liberdade aos Animais, ainda que tardia !”