A sede da Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais, foi palco do protesto de um ativista em defesa dos direitos animais nessa semana. O protetor entregou uma encomenda de cinco filhotes de cachorro para o prefeito da cidade, Gleidson Azevedo (PSC).
Segundo uma ativista que esteve no local no momento da surpresa, a atitude foi uma resposta de indignação dos protetores de animais de Divinópolis, que vêm sendo negligenciados pelo prefeito. Indignado, o protetor que entregou a caixa com os cães disse que se é ‘tão fácil’ resgatar e cuidar de animais domésticos em situação de vulnerabilidade “então ele [o prefeito] vai ficar com a responsabilidade de cuidar deles.”
Cidadãos vêm reclamando da postura do administrador que negligencia a Secretária do Meio Ambiente e as demandas voltadas aos cuidados com os animais da cidade. Inclusive, a protetora que foi entrevistada pelo Divinews, disse que a Crevisa, órgão responsável pelas zoonoses do município, se tornou um lugar inadequado para atender animais.
Até o desfecho desta matéria, não foi informado para onde os filhotes foram encaminhados.
Segundo levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde, no Brasil existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, sendo que 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros.
Os protetores de animais são responsáveis pela maior parte dos resgates feitos em todo o país. Graças ao trabalho desses ativistas, milhares de animais são tirados de situações de maus-tratos e abandono, recebendo uma nova oportunidade de ter um lar com tutores amorosos.