Partidários da proibição do uso de animais em testes para desenvolvimento de cosméticos, higiene pessoal e perfumes promovem, neste sábado (29), uma manifestação a partir das 9 horas, saindo da Praça Santos Andrade, em direção à Boca Maldita, no centro de Curitiba. O ato visa apoiar projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Stephanes Junior (PMDB), que proíbe tais práticas em todo o território paranaense. As manifestações ocorrerão simultaneamente em várias cidades do Estado.
No final de janeiro deste ano, o governo de São Paulo sancionou a Lei 777/2013 que proibiu o uso de animais em tais experimentos. Já, a Comissão Europeia anunciou no dia 11 de março o fim da experimentação e testes em animais para todos os produtos cosméticos comercializados na União Europeia. A decisão de interdição entrou em vigor imediatamente e marcou o final de um longo processo jurídico e social, no qual shampoos, perfumes, cremes, sabonetes, entre outros produtos que tenham sido ou venham a ser objetos de experimentação em animais passaram a ter o comércio totalmente proibido.
Esse exemplo de inovação responsável afrontou o poder econômico das indústrias européias de cosméticos e mostrou ao mundo um cenário promissor aos animais, aos consumidores e a indústria da beleza ética. Tanto é verdade que países como a Índia e Israel, bem como uma grande empresa japonesa também se mostraram sensíveis à questão, evidenciando apoio e interesse em seguir o exemplo europeu.
No Brasil, a proibição do uso de animais em testes na Europa somou-se a repercussão internacional do caso sobre cães da raça beagle retirados por defensores dos animais do Instituto Royal, local em que estavam confinados para servir a testes e, mais uma vez, trouxe à tona temas complexos como o confronto da legalidade e aplicabilidade da lei, da moralidade e da ética.
A manifestação deste sábado visa demonstrar o protesto contra a redução dos animais a meros recursos ou objetos de uso e de experimentos. Todas as pessoas interessadas na defesa dos animais estão convidadas a participar.
Fonte: PMDB Paraná