Por Vinicius Siqueira (da Redação)
A ação dos ativistas em São Roque (SP), resgatando cerca de 200 animais no Instituto Royal, mobilizou também a população de Porto Alegre (RS) para realizar um protesto hoje, às 10h (mesmo horário do protesto que ocorrerá em São Roque). O evento no facebook já conta com mais de 800 confirmados e terá início na Avenida Bento Gonçalves, 9500, Bairro Agronomia (Setor 4, prédio 43.421/S113). Pessoas de todas as cidades da região irão protestar e todos estão convidados ao ato em Porto Alegre contra os testes em animais promovido pelo Instituto Royal.
Em São Roque, cidade do interior de São Paulo, a manifestação acontecerá em frente ao Instituto e já foi, inclusive, endossada pela ativista e apresentadora Luisa Mell no vídeo abaixo.
Entenda o caso
O Instituto Royal foi acusado de manter animais sob maus-tratos, os submetendo a testes em produtos farmacológicos e cosméticos. Desde sábado (12), ativistas estavam acorrentados em frente ao portão da empresa reivindicando transparência em suas ações, e pedindo que seja liberado “o acesso de representantes do grupo ao laboratório, para confirmar as justificativas de que não há crueldade nos testes, e um laudo que confirme as declarações da médica sobre a ausência de riscos de doença para os cães que participam dos testes”.
Os ativistas tiveram suas reivindicações negadas e o clima se alarmou após a chegada de três vans e uma caminhão de pequeno porte, que seriam usados para o recolhimento dos animais. Até mesmo a morte dos cães foi cogitada perante a situação, já que era possível ouvir os gritos de sofrimento dos cachorros pelo lado de fora do Instituto. Foi então que decidiram invadir e resgatar todos os animais que lá são explorados.
Durante a invasão, nenhum ativista foi preso, mas a gerente geral do Instituto registrou um boletim de ocorrência contra o ato e a empresa conseguiu uma liminar frente à manifestação que ocorrerá hoje.