Por Camila Arvoredo (da Redação)
Segundo o jornal de Luxemburgo “Station News”, a manifestação pacífica será organizada por organizações pelos direitos dos animais, como ALPA e “Lëtzebuerg asbl Juegdgéigner” e será em homenagem a um veado assassinado há duas semanas.
Caçadores caçam veados por diversão como forma de controlar a população crescente da espécie. Entretanto, ativistas pelos direitos dos animais alegam que o governo deve controlar a população de forma natural.
Ren Spautz, presidente da Lëtzebuerg asbl Juegdgéigner, disse ao jornal Tageblatt que “já é hora de abolir a caça por diversão e encontrar métodos alternativos para o controle da população”. Uma das alternativas seria que os fazendeiros providenciassem pastos, para que os veados tivessem um lugar para ficar.
Estudos mostraram que caçar o animal torna-o mais sexualmente ativo, já que os instintos para se acasalar aumentam com a diminuição da população, o que, segundo Spautz, torna a caça praticamente infrutífera.
O Ministro do Meio Ambiente Marco Schank, disse em uma entrevista recente que ele agirá de acordo com o interesse da população, mas que desconhece qualquer método alternativo para lidar com a situação.
Os ativistas esperam obter 25.000 assinaturas em seu abaixo-assinado, o qual será apresentado ao governo. A manifestação acontecerá na tarde de sábado, no calçadão de Ettelbruck. Devido ao desfile de Natal, simpatizantes estarão concentrados próximos à escola privada de Saint-Anne para coletar mais assinaturas.