Márcio
[email protected]
Governos, empresas e pessoas rumam à responsabilidade social e ao respeito à biodiversidade.
A Assembleia Legislativa do RS aprovou, em julho de 2009, lei estadual regulamentando o controle de animais de rua no RS. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre criou, em maio de 2009, uma Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos para tratar desta questão.
O abandono de animais foi reconhecido como um problema social e possui raízes na falta de conscientização das pessoas – de que abandonar animais é eticamente condenável além de crime previsto em Lei – e das empresas que vendem animais como se fossem meras mercadorias.
Na contramão da história, o DC Shopping vem abrigando sistematicamente “feiras de filhotes”. Só em 2008, três feiras já foram realizadas.
As propagandas das feiras mostram animais fofinhos, ocultando outro lado da história: a maior parte dos animais abandonados nas ruas vem de pessoas que compraram filhotes em feiras e abandonaram-nos ao “perceber” que eram seres vivos e precisam de atenção, cuidados com a saúde, investimento emocional e financeiro etc.
Daí para o abandono nas ruas é um passo que costuma ser dado muito rapidamente, assim que o filho enjoa do “brinquedinho” ganho. Faz-se então o que se faz com um sapato velho que não se quer mais: joga-se fora e o que era um problema particular, passa a ser um problema gravíssimo de saúde pública e de sofrimento.
Há milhares de animais abandonados aguardando adoção.
Espera-se que o DC Shopping perceba a irresponsabilidade de feiras como essas para, enfim, tornar-se um espaço onde comodidade, praticidade e respeito à biodiversidade convivam em perfeita harmonia.
Amigo não se compra, se adota!
Para adotar visite:
www.adopet.rg.com.br
www.protetoresvoluntarios.com.br
www.doacaors.blig.ig.com.br
www.bichoseamigos.org.br
www.duasmaosquatropatas.com.br
www.bichoderua.org.br
movimentogatosredencao.blogspot.com
Informe aos lojistas abaixo, de forma firme mas cortês, sua opinião sobre locais que abrigam feiras de filhotes. Copie e cole o parágrafo abaixo no campo “Para” ou “To” de seu programa de email:
[email protected]; [email protected];[email protected]; kerssonaraujo.ibest.com.br; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected] ; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected] ; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]