Em dezembro deste ano, a Kerry, uma companhia de ingredientes alimentícios, atuante também no Brasil, divulgou uma pesquisa global na qual a maioria dos consumidores reconhecem que as proteínas vegetais são consideradas mais saudáveis que a proteína de origem animal.
A companhia também citou que, nos últimos anos, os consumidores vem se tornando mais abertos ao consumo de proteína vegetal devido à conscientização sobre alimentação e saúde, em contrapartida, as proteínas animais estão mais associadas com problemas nutritivos.
Segundo a Kerry, 61% dos consumidores – em uma escala global – enxergam mais benefícios em alimentar-se com produtos de origem vegetal. De acordo com a companhia, os países que mais têm pessoas com essa percepção fazem parte do continente europeu e da Ásia-Pacífico.
Já na América do Sul o interesse por proteínas de origem animal ganha em 3% em relação aos produtos de origem vegetal, e na América do Norte, o percentual eleva-se para 7%.
Segundo informações do portal Vegazeta, a Kerry prevê um maior interesse dos consumidores por produtos de origem animal nos próximos anos atrelados a quatro fatores: sustentabilidade, nutrientes, ética e qualidade.
A pesquisa também mostra que o consumo das proteínas vegetais aumentou em 49% e que até o final da década, o mercado alimentício livre de origem animal – isto é, livre de carne e laticínio – crescerá seis vezes mais em relação aos produtos animais.