EnglishEspañolPortuguês

Proteção animal registra 5 denúncias por dia em Franca (SP)

27 de novembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+
Comerciante jogou água fervente em cachorro, na semana passada. Animal está se recuperando
Comerciante jogou água fervente em cachorro, na semana passada. Animal está se recuperando

Em Franca, de janeiro ao dia 23 de novembro deste ano, foram registradas 1.826 reclamações pela Sala de Proteção Animal, projeto municipal que recebe denúncias e faz orientações para a população. Na média, cinco queixas feitas por dia. Nesse total, os números de abandono de cães e gatos somam 88, de maus-tratos 84, e de atropelamentos 174 (veja os dados completos nessa página). Para os protetores animais da cidade, os números, na verdade, são bem maiores, uma vez que nem todo problema é registrado.

“A Sala de Proteção Animal fornece orientações sobre guarda responsável, adoção, castração, vacinação, crimes de maus-tratos e recebe reclamações sobre a causa animal”, disse o diretor da Vigilância em Saúde, José Conrado Netto. Ele explica que nem todos os casos se concretizam em problemas efetivos.

A Vigilância também tem um serviço de captura que recolheu neste ano 73 cães, sendo que esse número se refere a animais agressivos, acidentados ou com doenças infecto-contagiosas. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (16) 3711-9448 ou pessoalmente na sede da Vigilância na avenida Flávio Rocha, 4780.

Protetores

Com base em sua experiência nas ruas, os voluntários que lidam diariamente com a causa animal afirmam que os números são bem maiores. “Todos os dias recebo ligações e mensagens pela internet de pessoas com denúncias ou pedindo orientações sobre como proceder diante de maus-tratos e abandono”, disse o protetor animal voluntário, Marcos Silva.

A veterinária Marina Melo, que também atua como voluntária de proteção animal, conta que atende cerca de três casos de animais atropelados, espancados ou estuprados, por dia. “A situação é preocupante, vemos animais vítimas de maus-tratos todos os dias”, disse a voluntária que trabalha com a Turma do Abrigo.

Protesto

Na semana passada, um comerciante foi detido após jogar água fervente em um cachorro. Neste sábado, um protesto pacífico contra essa ocorrência está previsto para acontecer na praça dos Bandeirantes, na avenida Brasil. O plano é realizar uma feirinha de adoção de animais no local, a partir do meio dia. A praça fica próxima ao estabelecimento do comerciante que agrediu o cão.

Fonte: GCN

Você viu?

Ir para o topo