O proprietário do Canil Bela Vista Hospedagem para Cães, localizado em Teresópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, foi autuado pelo crime de maus-tratos aos animais, após uma denúncia. O delegado titular da 110ª DP (Teresópolis), Walter Barros, foi ao local e constatou o crime e acionou a Secretaria municipal de Saúde para fazer uma intervenção e remover os animais para outro local da propriedade.
Os animais chegaram ao canil após serem doados pelo Hotel Le Canton, onde residiam até a morte do tutor, João Uchôa, fundador da faculdade de veterinária Estácio de Sá. Segundo o delegado Barros, o hotel também tem responsabilidade no crime, pois foi omisso ao não verificar quem estava adotando os animais.
A protetora dos animais Claudia Watkins, que é voluntária na ONG Estimação, afirma que colocar um cão no Canil Bela Vista é uma sentença de morte. Segundo ela, os cães entregues para adoção pelo Hotel Le Canton estavam há um semana sem água ou comida. Ela também afirmou que o hotel teria dado R$ 5 mil em pagamento para o proprietário do canil assinar o termo de adotante e “se livrar deles”.
Após receber a denúncia, Claudia foi ao local e viu que um dos cachorros teve uma das pernas devorada pelos outros animais. ” Não coloquem os seus animais lá (Canil Bela Vista)! As fotos do canil na página do Facebook são bonitas, mas não mostram a realidade”, alerta ela.
Fonte: O Globo