(da Redação)
A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo de Aracaju (SE) irá verificar as condições atuais do zoológico do Parque Gov. José Rollemberg Leite.
Em abril passado, foram constatadas as péssimas condições do zoo, o que incluía maus-tratos aos animais e falta de registro no Ibama. A direção do zoológico se comprometeu a implantar um ambulatório veterinário devidamente equipado, um laboratório de análises clínicas e patológicas, uma sala de necropsia, e adotar uma série de outras medidas para garantir tratamento digno aos animais. Já o Ibama, dentre outras coisas, ficou responsável por regularizar a situação do zoológico, quanto ao seu licenciamento ambiental.
A Promotoria irá, agora, verificar se foram cumpridas todas as medidas ajustadas e recomendadas pelo Ministério Público.
Nota da Redação: Não há medida que se possa tomar para dar condições de vida digna aos animais confinados e explorados em zoológicos. O aprisionamento das mais diversas espécies, apenas para saciar a curiosidade das pessoas, por si só, é uma condição indigna para os animais. A única forma de vida digna que podemos lhes dar é garantir a liberdade de cada um, preservando seus habitats naturais.