A situação dos animais vítimas de maus-tratos e abandono no Distrito Federal foi tema de encontro promovido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), na última terça-feira, 13 de setembro. O evento teve como objetivo traçar as principais diretrizes para a defesa dos animais domésticos de pequeno e grande porte.
Durante a reunião, representantes Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais (CIPDA), além de outros órgãos que lidam com o tema, expuseram as principais dificuldades enfrentadas no atendimento, tratamento e destinação dos animais domésticos encontrados em situação de maus-tratos e abandono.
Para a promotora de Justiça Luciana Bertini, “a intenção do MPDFT é construir um consenso entre os órgãos públicos, entidades sociais e voluntários quanto às medidas prioritárias para o enfrentamento dessa problemática, reconhecendo as iniciativas positivas já existentes e definindo as providências mais urgentes a serem adotadas”, ressaltou.
Luciana Bertini destaca ainda a necessidade de ampliar esse debate a outros órgãos. “Faremos novos convites para os próximos encontros e aguardamos a manifestação de interessados em contribuir para o incremento dessa discussão. Pretendemos buscar soluções para casos graves que ocorreram recentemente e traçar um passo a passo para o devido encaminhamento”.
Participaram do evento representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri); da Universidade de Brasília (UnB); da Secretaria de Meio Ambiente (Sema); da Fundação Jardim Zoológico de Brasília; da Associação Protetora dos Animais do DF (ProAnima); da Delegacia do Meio Ambiente (Dema); do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Comissão de Defesa dos Animais da OAB-DF.
Fonte: Fato Online