O Projeto Tamar fará a soltura de tartarugas marinhas, na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. O evento acontece no sábado (16) e no domingo (17) às 15h. Durante a atividade, os monitores do Tamar explicarão sobre as principais ameaças do homem que podem prejudicar o ciclo de vida das tartarugas marinhas.
De acordo com a equipe do projeto, os dois animais são da espécie Tartaruga Verde e, tem cerca de 30 centímetros cada. Elas permaneceram por sete dias na base do Projeto Tamar.
Neste período foi observado se o animal está em plenas condições de retornar ao mar; quando apto, recebe duas marcas de metal nas nadadeiras, que contém um número de série que permite saber rotas migratórias e estudos demográficos em caso de futuras recapturas. A soltura será na frente da sede do projeto em Florianópolis.
Projeto
O Tamar (junção das palavras tartaruga e marinha) é uma parceria do Governo Federal – por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – com a Fundação Pró-Tamar.
Criado em 1980, quando as tartarugas já faziam parte da lista de espécies de animais ameaçados de extinção, o programa abrange atualmente 19 bases de pesquisa e conservação da costa brasileira, além de 11 centros de visitação. Única base de preservação da região Sul do país, a capital catarinense abriga os dois núcleos.
Como chegar
Da Lagoa da Conceição, siga pela SC-406, passando pela Praia Mole, até chegar à Barra da Lagoa. Na primeira bifurcação, vire à esquerda e vá pelo acesso Norte. No trevo, vire à direita e proceda até o loteamento Cidade da Barra, onde fica o Centro de Visitantes do Tamar, a cerca de 20 km do Centro de Florianópolis (via Morro da Lagoa) e a 23 km do aeroporto (via Rio Tavares).
Fonte: G1