Na última quarta-feira (2) as escolas Edir Frahya e Sérgio de Freitas Pacheco estiveram em festa. Foi das duas escolas que saíram os nomes dos mascotes do projeto “Posse Responsável de Animais”, desenvolvido pela Vigilância Ambiental e o Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. Os alunos vencedores ganharão uma bicicleta cada um, prêmio patrocinado pelas Rações Hot Dog, através da empresa União Agropecuária.
O projeto foi desenvolvido nos meses de março e abril, nas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, das regiões urbana e rural, atingindo 6 mil crianças. Uma equipe percorreu 41 escolas, orientando sobre o controle e prevenção de zoonoses. “Passamos ainda a ideia de que ter um animal é uma grande responsabilidade: é necessária uma alimentação balanceada, carinho, tempo para passear, vacinação e outros cuidados veterinários. Todas estas questões são levantadas durante a palestra e as crianças levam para casa um folder para que os pais também sejam conscientizados”, diz Rogério Blasi, coordenador da Vigilância Ambiental.
Além da orientação, distribuição de folders, outra peça da campanha é a luvinha cata-caca, para que o próprio tutor do animal recolha as sujeiras que o seu bichinho fizer pelas ruas da cidade. “Iniciamos um programa de conscientização da população”, diz o coordenador, destacando que a luva é apenas um incentivo e que a coleta pode ser feita com uma sacolinha de supermercado, por exemplo.
O concurso “É um barato dar um nome pra esse cão e pra esse gato”, mascotes do “Projeto Posse Responsável de Animais” tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Guarda Verde e Associação Protetora de Animais.
Guarda Responsável
O programa que trabalha a guarda responsável de animais é permanente. O concurso é mais uma ferramenta, desta vez atingindo toda a comunidade escolar do município. São realizadas ainda palestras nas comunidades, agendadas com os presidentes de bairros. Para o segundo semestre, as palestras nas escolas continuam com outros temas, como prevenção de acidentes com animais.
No mês de agosto, acontece a campanha de vacinação anti-rábica, com o Dia do Cão, no Parque Municipal, com inúmeras atividades, além da vacinação, distribuição de folders e presença dos mascotes. “Tudo isso para orientar a população de que ter um animal não é brincadeira. Esperamos, com estas ações, formar uma nova geração mais consciente e assim diminuir as doações feitas pelos próprios tutores dos animais para o canil municipal”, diz Rogério Blasi.
Para as pessoas que não têm condições de levar seu animal a uma clínica veterinária, a Associação Protetora de Animais oferece serviços veterinários a baixo custo. O contato é o (35) 3713-5254.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas