EnglishEspañolPortuguês

Projeto de resgate de animais silvestres precisa de ajuda para realizar campanha de soltura de aves no Rio de Janeiro

11 de janeiro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Marcelo Pavlenco Rocha
[email protected]

Poucas mídias noticiosas falam sobre o tráfico de animais silvestres, o que torna o assunto vago e distante. Mas o cenário é totalmente o oposto do que imaginamos. O tráfico de animais é um problema real e crítico, onde milhares de animais são vítimas da ganância humana. Esse comércio negro é o que mais contribuí para o risco de extinção de espécies, já de muitos morrem quando retirados da natureza. E poucas pessoas tem acesso a essa informação.

image003
Divulgação

O processo de resgate desses animais não se resume em somente abrir as gaiolas. A soltura é uma das etapas mais complicadas do resgate. É necessário identificar os locais de origem de cada pássaro para estabelecer os pontos onde poderão ser devolvidos a natureza. Estudar, ambientar os animais ao ecossistema correto, soltar, monitorar e avaliar os resultados são tarefas pouco simples de fazer.

Há pouco tempo, uma campanha de divulgação e conscientização popular sobre a importância do resgate desses animais, vem adquirindo espaço e colaboração entre ONGs e Associações. Pouco mais de dois meses após a campanha, o Projeto de Volta pra Casa conseguiu suas primeiras doações para pôr em prática a soltura de filhotes de papagaios e araras de Resenje, no Rio de Janeiro. As aves estão sob a guarda da ONg S.O.S 4 Patas, que foram resgatadas com o apoio da ONG VIRA LATA, ambas de Resende. As aves foram resgatadas do município vizinho, Itatiaia.

O próximo passo é a mobilização social em divulgar o projeto, para alcançar mais pessoas interessadas na causa, e arrecadar ajuda para que o programa decole e a libertação dessas aves aconteça o mais rápido possível. A ideia inicial era dar um presente de Natal para as aves e libertá-las. Mas agora o propósito é alcançar esse objetivo até a Páscoa.

Para colaborar com o projeto em doações, acesse a Vaquinha Online.

Você pode conhecer mais sobre o projeto no vídeo a baixo.

Contato: Marcelo Pavlenco Rocha
[email protected]
S.O.S FAUNA

Você viu?

Ir para o topo