O Projeto de Remanejamento de Fauna está retirando animais silvestres que vivem às margens da Rodovia Raposo Tavares, na região. A ação é desenvolvida pela Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) e nos trechos de duplicação da via, entre Rancharia e Martinópolis, foram resgatados 214 animais, entre anfíbios, répteis, aves e insetos.
De acordo com a Cart, ninhos com ovos ou filhotes e até colmeias de abelhas nativas também são realocados. Os filhotes e animais feridos, se não houver condições de soltura na natureza, são encaminhados para entidades de reabilitação. Espécies em risco de extinção, como a cuica-lanosa, foram encontrados e realocados.
O projeto foi aprovado pela Cetesb e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e é realizado por uma empresa especializada em soluções ambientais, que utiliza métodos consolidados de captura e manejo da fauna.
Após a obtenção do Licenciamento Ambiental, mas antes que as máquinas comecem a trabalhar na supressão da vegetação, é feito um inventário da fauna existente no trecho onde serão realizadas obras. Os animais silvestres encontrados na área da futura obra, quando constatada a impossibilidade de se dispersarem por próprios meios, são removidos.
Atualmente é feito no trecho de Santo Anastácio, Presidente Bernardes e Piquerobi.
Além de preservar animais silvestres que poderiam ser impactados pelas obras, o projeto contribui para o conhecimento da fauna da região. Várias espécies, como onça-parda, macaco-prego e lobo-guará, foram mapeadas através de avistamentos, da localização de pegadas ou outras marcas.
Fonte: I.