O curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, irá promover gratuitamente a esterilização cirúrgica de cães e gatos, no município de Realeza. A ação é voltada principalmente às famílias com alguma vulnerabilidade social e que participem de programas sociais, como o Bolsa Família, sem pretender excluir a população em geral. Os procedimentos cirúrgicos irão ocorrer na Unidade de Medicina Veterinária, sob a responsabilidade de professores, com a participação de técnico-administrativos em educação e acadêmicos de Medicina Veterinária.
A esterilização faz parte da segunda etapa do “Projeto Controle populacional de cães e gatos através de castração cirúrgica como ferramenta no controle de zoonoses no município de Realeza”, que está inserido no Programa de Extensão voltado a “Saúde pública e o bem-estar animal”. A primeira fase do projeto promoveu ações educativas nos colégios e nas escolas da rede pública de ensino de Realeza. Foram desenvolvidos materiais didáticos, como folhetos explicativos e apresentações, que foram divulgados por meio de palestras e debates.
Para realização dos atendimentos, será criado um cadastro das pessoas e famílias beneficiárias de ações sociais e que tutelam cães e gatos, com interesse em esterilizar os animais cirurgicamente como forma de controle populacional. O cadastro será realizado entre os dias 18 de novembro a 13 de dezembro, na Unidade de Medicina Veterinária, ou através do telefone (46) 3543-8347.
Após o cadastro, os inscritos serão convocados, para avaliação clínica e laboratorial dos animais. Os pacientes considerados aptos ao procedimento, terão as cirurgias agendadas para as semanas seguintes, obedecendo à ordem de inscrição e tendo prioridade aqueles casos caracterizados como possuindo vulnerabilidade social.
Fonte: UFFS