O Deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), sugeriu nesta quarta-feira (26), na sessão matutina da Assembleia Legislativa (AL), que o Governo do Estado de Mato Grosso, inclua no calendário oficial o dia da “Proteção Animal”, a ser realizado todo dia 28 de abril.
O parlamentar vem há meses defendendo na AL a importância da proteção aos animais. Pinheiro já realizou audiências públicas e reuniões com representantes da Associação Voz Animal (AVA).
No mês de maio o republicano apresentou uma indicação ao governador Silval Barbosa (PMDB), ao secretário de Justiça e Segurança Pública, ao diretor da Polícia Judiciária Civil, a criação de uma Delegacia Especial Para Proteção Animal no Estado, que visa eliminar a prática de maus-tratos e abusos contra animais. O deputado também apresentou em agosto deste ano um Projeto de Lei que proíbe a utilização de animais selvagens, domésticos ou domesticados, nativos ou não, em espetáculos de circo realizados no Estado. Defendeu ainda a castração gratuita aos animais da população carente.
De acordo com o deputado hoje no Brasil milhões de cães e gatos vivem nas ruas, passando fome, frio e todos os tipos de necessidades.
Segundo informações da AVA cerca de 70% acabam em abrigos e 90% nunca encontrarão um lar. Parte será vítima ainda de atropelamentos, espancamentos e todos os tipos de maus-tratos.
“Infelizmente, não é possível solucionar este problema da noite para o dia. A castração dos animais de rua é uma solução para diminuir as futuras populações, mas não resolve o problema imediato”, justificou Pinheiro.
Para Emanuel, instituir o “Dia da Proteção Animal” é, portanto, uma homenagem não só aos protetores, mas aos cidadãos que cuidam dos animais e ONGs, que encontram grandes dificuldades para conscientizar o próximo sobre a importância dos animais e que respeitem a vida.
Fonte: O Documento